terça-feira, 9 de agosto de 2011

Travessia do Túnel das Sete Cidades

As Sete Cidades é uma Freguesia que se situa na cratera de um imenso vulcão. No centro dessa cratera encontram-se duas lagoas, a Verde e a Azul, como estas estão rodeadas por grandes encostas verdejantes e na margem da lagoa encontram-se a população, foi criado um túnel entre as Sete Cidades e Mosteiros com a finalidade de manter os níveis destas Lagoas, túnel este que antigamente também era utilizado pelas populações daquelas zona para passagem entre as duas Freguesias.
Actualmente a travessia é efectuada por mera curiosidade, e torna-se bastante divertida quando feita às escuras e na companhia de amigos.

Os Exploradores;


Calçado apropriado;


A entrada para o túnel;


Início da caminhada;




190 metros depois;


Gruta que existe sensivelmente a meio do túnel;


Final do túnel do lado dos Mosteiros;





O pessoal que já não lavava os pés á semanas aproveitou para dar uma esfregadela;


De volta ás Sete Cidades, pessoal bem disposto, depois de muitas cabeçadas e empurrões.



Este túnel tem 1200 metros, a sua construção iniciou-se em 1930 e demorou 7 anos a ficar concluído.

3 comentários:

  1. quanto tempo (horas) demoraram a travessar o tunel?

    ResponderEliminar
  2. Sou de São Miguel, e a verdade é que moro muito perto das Sete Cidades e até muito recentemente fiz a travesia. É de salientar que , talvez pelo facto de terem feito esta travesia no verão ou numa época em que o caudal da água era baixo, o calçado não é o mais adequado, porque em certas zonas do túnel pode se encontrar poças de água de tamanho considerável, profundas o suficiente para ''lavar os pés'' de quem lá passa. Por isso é aconselhavel a utilização de calçado impermeável aquando da travesia deste túnel.

    ResponderEliminar