sábado, 15 de setembro de 2012

Belezas Escondidas



Neste blog já tínhamos colocado um post sobre um passeio á Calçada de Gigante presente na Ribeira do Maloás (Malbusca, Santa Maria), que consiste numa queda de água com cerca de 15 metros formada por disjunções prismáticas. Ver http://poratalhos.blogspot.pt/2010/06/passeio-gruta-do-padre-passando-pela.html


Mas esta formação rochosa encontra-se a 220 metros da foz desta ribeira a qual se dirige para uma encostas escarpada, facto este que nos levou a tentar descobrir como era na realidade a foz desta Ribeira. Motivados pela curiosidade seguimos encosta abaixo onde apesar da dificuldade da descida podemos nos deslumbrar com a costa sul da ilha.


Após cerca de 1:30m de descida encontramos a foz da dita cuja, onde existe uma cascata muito engraçada. As suas águas não caem directamente no mar por escassos metros.

Em Santa Maria existem apenas 4 grutas inventariadas, que são elas a Furna de Santana (ou dos Anjos), a Furna do Ilhéu do Romeiro, a Furna Velha (ou das Pombas) e a Gruta das Figueiras. No entanto existem outras grutas litorais, como prova disso, mesmo ao lado da cascata acima referida, encontramos uma gruta.



 









O acesso não foi fácil, mas valeu a pena, porque não estávamos á espera que fosse tão grande, ela encontra-se apenas a de 25 metros de altitude em relação ao mar, e parece ter sido originada outrora pela erosão marinha e mais recentemente por escavação humana evidenciada na seguinte foto.




Continuando nosso passeio fomos em busca de uma das principais jazidas fossilíferas Miocénico-Pliocénicas e Plistocénicas da Ilha onde podemos ver rochas repletas de fosseis que contam a história desta zona da ilha.






















E esta foi uma tarde “poratalhos” em Santa Maria Açores.


Até á próxima


1 comentário: