terça-feira, 8 de junho de 2010

Passeio à Gruta Artificial do Figueiral (Sta. Maria)

A ilha de Santa Maria foi formada por dois fenómenos distintos, Vulcânicos e Sedimentares. Neste passeio fomos visitar uma zona da ilha em que podemos verificar várias placas de rocha sedimentar, e constatar ainda que esta zona da ilha foi alvo de um afloramento, uma vez que é possível observar fósseis marinhos a cerca 180m acima do nível do mar.


Gruta Artificial do Figueiral, de onde se retirava a matéria prima para ser produzida a cal, num forno que se encontra perto do local



Os agentes erosivos denunciam a existência de fósseis nestas rochas.



Para quem tenciona visitar este local, o trilho com início no caminho do "calhau da roupa" é acessível, apenas com a possibilidade de esfolar as canelas nas silvas, mas nada de grave.
Para terem uma ideia do grau de dificuldade o passeio incluíu indivíduos na ordem dos 50 anos (meus pais), e o "guia" foi um Desenhador Progectista bêbedo, logo, qualquer pessoa consegue lá chegar.

1 comentário:

  1. Bom dia,

    A sua descrição está muito boa e muito elucidativa. Perguntava-lhe apenas se me conseguia indicar as coordenadas GPS (por Google Earth, por exemplo) do sítio? Se me pudesse enviar por email (hugovribeiro@hotmail.com), agradecia imenso.
    Cumprimentos,
    Hugo

    ResponderEliminar