segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Furna Velha - Santa Maria Açores

A Furna Velha, também referida como Furna das Pombas, localiza-se na costa sudoeste da ilha de Santa Maria Açores. Mais precisamente entre a Ponta do Marvão e a Prainha, e é a maior gruta desta ilha.

"Este acidente geológico apresenta uma geomorfologia de origem vulcânica em forma de fenda com gruta de erosão localizada em arriba. Desenvolve-se num comprimento de 337 metros por uma largura máxima de 12,5 metros e por uma altura também máxima de 14,5 metros."
Fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Furna_Velha




Para lá chegar, utilizamos o caminho do “Pico de Facho”, e antes de chegar ao “calhau da roupa”, seguimos á esquerda em direcção ao mar pelo pasto que tem um palheiro junto ao caminho.



Descendo por um atalho, onde em frente avistava-mos aquilo que desconfiáva-mos ser a entrada...



Depois da descida, e já junto ao mar, fomos contemplados com um Filão de Basalto.



Finalmente encontramos a entrada da gruta, o nosso palpite estava correcto.



À direita da entrada via-se claramente a primeira saída da gruta.



Seguimos gruta a dentro...











Estalactites.




Finalmente, depois de andar um pouco encontramos a segunda saída





Voltamos para trás e seguimos outro caminho por uma fenda que não tinha saída,onde encontramos a continuação do filão de basalto.







A planta da Gruta. (Fonte:"Os Montanheiros")




E passou-se assim mais uma tarde abrasadora de Domingo na "terrinha".

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Furna de Santana, sita em Santana (Santa Maria Açores)

Após muitos anos a ouvir histórias dos meus avós de que a gruta dos anjos tinha uma saída em Santana daí ser chamada de gruta de Santana, e como já tinha entrado varias vezes na gruta dos anjos e percebido que não tinha nenhuma saída, decidi chatear os velhotes para tentar descobrir onde era a dita entrada da gruta em Santana. Meu pai, por sua vez, caiu na asneira de me dizer que em miúdo já tinha ido lá, logo, não teve outro remédio senão largar o canal Benfica e servir de “guia turístico”, até aqui tudo bem, o problema é que perto do local existia uma colmeia, e como o homem é alérgico à picada de abelha, fiquei de novo à deriva… Mas mesmo assim consegui encontrar o que julgo ser a pouco conhecida furna de Santana, e confundida com a Furna dos anjos. (Penso eu)!













Já no local reparei que foi desnecessário levar lanterna uma vez que esta formação rochosa de origem vulcânica tem apenas cerca de 10 metros de profundidade, 1.6 metros de altura e é bastante larga.